Fim das férias? Veja mudanças na lei trabalhista que podem acabar com sua folga

Todo trabalhador CLT (com carteira assinada) tem direito ao descanso anual. No entanto, algumas atitudes podem colocar um fim nas férias desses profissionais. Confira agora o que não fazer para garantir o seu descanso.

As férias anuais fazem parte dos direitos dos trabalhadores com carteira assinada e dos servidores públicos. Mas, para garantirem o acesso a esse “benefício” é necessário cumprir com algumas regras. Isso porque algumas ações podem colocar um fim nas férias.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre as mudanças nas regras de férias e feriados.

Situações que podem colocar um fim nas férias

Segundo as cláusulas I, II e II do Art. 133, as férias poderão ser canceladas se o trabalhador:

Férias proporcionais

A CLT também determina que o trabalhador terá direito às férias a cada 12 meses de contrato de trabalho, sendo respeitada a proporcionalidade:

Essa quantitativo representa o número de faltas ao logo dos 12 meses de trabalho.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile