O uso do cartão por aproximação no pagamento de compras ganha cada vez mais espaço entre os consumidores. Contudo essa praticidade esbarra em alguns problemas que trazem dor de cabeça para os usuários. O FDR alerta para o uso da aproximação no seu dia a dia.
O cartão por aproximação é um método que facilita bastante a vida dos consumidores e vendedores. O pagamento acaba sendo mais rápido, o que pode até mesmo aumentar as vendas; especialmente em eventos ou grandes centros. O crescimento foi tão significativo que o PIX por aproximação foi criado.
No entanto, esse método pode acabar sendo uma dor de cabeça para quem o usa, especialmente quando falamos em segurança dos dados e até financeira.
Fraudes no uso do cartão por aproximação
- Essa popularidade acabou sendo uma oportunidade para os criminosos aplicarem golpes. Geralmente eles agem através da manipulação de terminais de pagamento.
- O que acontece por meio da instalação de software ou dispositivos que vão interceptar os sinais dos cartões, informa o portal EM. Para isso eles podem utilizar alguns métodos:
- Leitores falsos que vão capturar as informações dos cartões de crédito;
- Desvio de dados através da interferência nos terminais;
Como se proteger contra fraudes?
- Crie alertas para as transações feitas;
- Utilize os mecanismos que protegem contra o uso indevido, na internet é possível encontrar capinhas protetoras ou enrole o cartão em papel alumínio;
- Não deixe o cartão no bolso traseiro;
- Verifique o estado da maquininha antes de utilizar o seu cartão;
- Percebeu que foi vítima? Reporte imediatamente para a operadora.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o alerta do Banco Central para quem usa PIX e cartão.