Pix muda em 2025 para facilitar a vida dos brasileiros; confira quais são as novidades

O PIX é uma das modalidades de transações financeiras mais utilizadas pelos brasileiros desde a sua criação, em 2020. Para o próximo ano, os usuários devem prestar atenção e ficar de olho nas mudanças promovidas pelo Banco Central para facilitar a vida de quem utiliza a funcionalidade. Veja quais são as novidades. 

Pix muda em 2025 para facilitar a vida dos brasileiros; confira quais são as novidades
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

O sistema do PIX se tornou indispensável para os consumidores e comerciantes. Em 2023, foi registrado um aumento de 75% no uso da funcionalidade no dia a dia. Apenas neste ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) identificou 42 bilhões de transações.

As mudanças para 2025 deverão facilitar a vida dos usuários no dia a dia. Porém, só entrarão em vigor, por completo, a partir de fevereiro. As informações são do SBT

Quais são as novidades do PIX para 2025? 

  • As mudanças começam já em fevereiro, com o lançamento do Pix por aproximação; 

  • A funcionalidade permitirá que os usuários façam pagamentos apenas aproximando seus celulares de uma maquininha, assim como o pagamento pelo cartão de crédito e débito por aproximação;

  • Em junho, será implementado o Pix automático, uma funcionalidade parecida com o débito automático;

  • Com ele, erá possível cadastrar cobranças que são feitas mensalmente, como as contas de água, luz e mensalidades;

  • Assim, elas serão descontadas automaticamente no dia do pagamento.

Pix parcelado pode ser uma opção mais barata que o cartão de crédito

A modalidade de Pix parcelado está ganhando espaço como uma alternativa ao tradicional cartão de crédito, oferecendo aos consumidores mais flexibilidade para pagamentos. Mas será que sempre vale a pena?

Segundo a colaboradora do FDR, Yasmin Nascimento, o Pix parcelado é uma funcionalidade que permite dividir o valor de uma transação Pix em várias parcelas, similar ao parcelamento no cartão de crédito. Porém, ao contrário do cartão, o Pix parcelado utiliza uma linha de crédito pré-aprovada pelo banco, funcionando como um mini empréstimo.

Ao realizar uma compra via Pix parcelado, o valor total é pago à vista para o vendedor, mas o consumidor paga em parcelas para o banco.