Benefício do INSS é pago para trabalhadores temporários? veja o que diz a lei

Durante o final do ano, a demanda para alguns setores da economia aumentam. Consequentemente, o número de contratos de trabalhadores temporários também aumentam. Por isso, muitos possuem dúvidas: o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é pago para esse tipo de contrato? 

Benefício do INSS é pago para trabalhadores temporários? veja o que diz a lei
Imagem: FDR

 

Segundo o Investidor, apesar de terem contratos com prazo determinado, geralmente de até três meses, os trabalhadores possuem os mesmos direitos e benefícios previdenciários que os funcionários efetivados. 

A contribuição ao INSS deve ser feita pela empresa contratante ou a fornecedora de serviços.

Trabalhadores temporários têm direito a benefícios previdenciários? 

Direitos dos trabalhadores temporários

A contribuição deve ser feita pela empresa que contratou os serviços dos funcionários temporários. Veja quais são os direitos:

Porém, para isso, também é preciso atender aos critérios de carência dos programas. 

Após o término do contrato, o brasileiro mantém a condição de segurança por pelo menos 12 meses, garantindo uma proteção previdenciária, mesmo sem contribuições.

A especialista Danielle Santana comenta um pouco mais sobre as vagas temporárias naa reta final de 2024 e início de 2025, confira.

Folga é obrigatória? Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas 

1º de janeiro é um feriado nacional e segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, quem trabalhar nessa data tem direito a benefícios especiais, como o pagamento em dobro. 

Outras informações sobre o INSS e sobre os direitos dos trabalhadores estão disponíveis no FDR.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile