Devido as festividades de final de ano a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) autorizou mudanças para o funcionamento dos bancos. Isso significa que sem abertura das agências nesta terça-feira (31) também não há compensação bancária dos boletos.
As contas que veem com cobrança em boleto, por exemplo: água, luz, internet, telefone móvel ou fixo, fatura de cartão de crédito e etc., poderão ser pagas só em 2025. Isso se a data de vencimento dessa guia for o dia 31 de dezembro ou 1º de janeiro.
É que não vai haver atendimento bancário nessas duas datas, logo com o banco fechado os sistemas de compensação também são suspensos. Tudo volta ao normal no próximo dia útil seguinte que é 2 de janeiro de 2025.
Até lá, qualquer pagamento não feito pode ser pago depois sem juros ou multa. E quem insistir na data de vencimento que caí em feriado só terão a confirmação do seu pagamento também no dia 2.
O que significa ficar sem compensação bancária?
Quando não há compensação bancária, todos os boletos que possuem vencimento marcado para esses dias podem ser pagos no próximo dia útil sem cobrança de juros e multas. Vale para contas de consumo, como: água, luz, telefone, internet e outros.
Além disso, qualquer transferência via TED (entre bancos diferentes) que forem feitas nesta data também terão sua compensação apenas no dia útil seguinte.
“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços”, destacou a Febraban.
Apenas o PIX continua funcionando, e os caixas eletrônicos permanecem disponíveis para saque até às 22 horas.
Funcionamento dos bancos nesta semana
Quem depende do funcionamento dos bancos para conseguir dar andamento a sua vida financeira precisa estar atento ao cronograma de atendimento dos bancos nos próximos dias:
- 30 de dezembro (segunda-feira): agências funcionam normalmente, e há compensação bancária;
- 31 de dezembro e 1º de janeiro (terça e quarta-feira): agências fechadas, e não há compensação bancária;
- 2 de janeiro (quinta-feira): agências voltam a funcionar normalmente;
- 3 de janeiro (sexta-feira): agências funcionam normalmente.