Os cidadãos que contribuem com o INSS têm direito ao salário maternidade, pago pelo próprio Instituto ou pelo empregador. A solicitação pode ser feita em poucos minutos, não sendo necessário intermediários. Veja o que diz o próprio INSS sobre a solicitação do benefício.
No último final de semana o Conselho Nacional de Justiça publicou uma importante informação sobre o Salário Maternidade. O benefício é pago pelo INSS aos cidadãos que fazem contribuições mensais não requer intermediários para sua solicitação.
O INSS orienta que os cidadãos façam, eles mesmos, o pedido do benefício, garantindo a segurança de seus dados e evitando que sejam vítimas de golpes.
Uso de intermediário nos pedidos ao INSS
- Os pedidos ao INSS são gratuitos e devem ser feitos pelos próprios cidadãos.
- Em 2024 uma onda de publicações sobre empresas de assessoria no salário-maternidade tomou as redes sociais.
- O próprio INSS chegou a se pronunciar sobre a situação e relembrou que usar um intermediário nas solicitações pode trazer riscos à segurança dos dados e documentos de quem precisa do benefício.
- Isso acontece porque esse intermediário precisará dos seus dados, incluindo a senha da conta Gov.br, o que deixa suas informações vulneráveis.
- Essas informações, muitas vezes, são usadas em abertura de contas, solicitação de empréstimos e outras ações que podem prejudicar o cidadão.
- Afinal, a conta Gov.br é usada para acessar diversos sistemas, como o da Receita Federal, Procon, Justiça Eleitoral, entre outros.
Canais oficiais de atendimento do INSS
- Meu INSS
- Central 135: atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
- Parceiros por A de Cooperação Técnica
- Agências da Previdência Social: oferecem atendimento presencial, gratuito e geralmente com agendamento pela Central 135.
Lila Cunha, especialista do FDR, explica como solicitar o salário maternidade.