Concurso MP-RJ: banca organizadora é definida e edital está pronto para sair

Foi definida a banca organizadora para o concurso do Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro. Ainda não há uma data exata para que o edital seja publicado, porque existem etapas que antecedem esse processo como a assinatura do contrato com essa banca.  

concurso público
Concurso MP-RJ: banca organizadora é definida e edital está pronto para sair
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A banca organizadora escolhida para administrar o concurso MP-RJ 2025 foi a Fundação Getúlio Vargas (FVG). O despacho, oficializando a FGV como banca organizadora, foi publicado no Diário Oficial da própria instituição ainda no dia 23 de dezembro. 

O mais recente concurso realizado pela MP-RJ aconteceu em 2019, naquela ocasião também foi a FGV a responsável por organizar a prova e todos os trâmites que a envolvem. Logo, quem tem estudado para o exame considerando o concurso anterior, já estará familiarizado. 

Publicação do edital do concurso MP-RJ 2025

Ainda não existe data oficial para publicação do edital do concurso do MP-RJ 2025. Antes de isso acontecer é preciso que o Ministério Público assine o contrato com a Fundação Getúlio Vargas, e finalmente o cronograma com todas as datas importantes será lançado. 

Inicialmente, a previsão era de que esse edital fosse publicado até 31 de dezembro de 2024, mas por conta do atraso na definição da banca dificilmente esse prazo será cumprido. A nova previsão é:

  • Primeira quinzena de janeiro de 2025.

Cargos e salários do concurso público MP-RJ 2025

Sem o edital não é possível saber o número de vagas que ficarão disponíveis no concurso público do MP-RJ 2025.

No entanto, baseado na última edição e na necessidade de novos colaboradores, acredita-se que os cargos disponíveis para essa edição será de:

  • técnico do Ministério Público – área: Administrativa;
  • técnico do Ministério Público – área: Notificação e Atos Intimatórios.
  • analista do Ministério Público –área: Administrativa – sem especialização profissional; 
  • analista do Ministério Público – área Administrativa – Tecnologia da Informação; e
  • analista do Ministério Público – área: Processual.

O cargo de técnico do Ministério Público vai exigir o requisito o nível médio completo, com remuneração inicial de R$5.853,42.

Enquanto para o cargo de analista será necessário ter o nível superior em áreas específicas, com vencimento inicial de R$9.534,57.