Fraudes no PIX: Banco Central planeja aumento no rastreamento em 2026

O Banco Central anunciou recentemente novas medidas para fortalecer a segurança e acabar com as fraudes no PIX. Assim, a instituição pretende expandir as funcionalidades do sistema de pagamentos instantâneos. 

Fraudes no PIX: Banco Central planeja aumento
no rastreamento em 2026. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria do G1, a partir de 2026, o rastreamento de fraudes no PIX será aprimorado, dificultando a ação de criminosos e garantindo mais tranquilidade aos usuários. Além disso, o Pix por aproximação, que permitirá pagamentos com o celular, está previsto para ser lançado em 2025.

Mais segurança contra fraudes no PIX

Uma das principais novidades é a implementação de uma nova versão do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permitirá rastrear recursos de transferências de fraudes no PIX por um número maior de contas. Com essa medida, será possível bloquear e devolver valores desviados de forma mais eficiente, dificultando a ação de criminosos e aumentando a confiança dos usuários no sistema.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como funcionam as regras das transições bancárias do PIX.

Pix por aproximação

Em 2025, os usuários do PIX poderão realizar pagamentos de forma ainda mais prática e segura, utilizando a tecnologia de aproximação por NFC (Near Field Communication). Essa funcionalidade permitirá que os clientes façam pagamentos com seus smartphones em estabelecimentos comerciais, de forma semelhante aos cartões de crédito e débito.

O Pix por aproximação poderá ser utilizado tanto por meio de carteiras digitais quanto pelos aplicativos dos bancos. A adoção dessa tecnologia é facultativa para as instituições financeiras, mas o Banco Central está trabalhando para estabelecer padrões e garantir uma experiência segura e uniforme para os usuários.

Vantagens do pix por aproximação

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile