Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem se preparar para receber os benefícios com o reajuste de 2025, que entra em vigor a partir de janeiro. O aumento será aplicado no calendário do INSS de acordo com o índice de inflação, definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com impacto direto nos valores pagos a mais de 37 milhões de segurados.
De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, o calendário do INSS seguirá o cronograma habitual, escalonado de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito. Os segurados que recebem até um salário mínimo serão os primeiros a receber os pagamentos, com depósitos iniciando nos últimos dias de janeiro e se estendendo até a primeira semana de fevereiro. Para quem ganha mais de um salário mínimo, os pagamentos terão início logo após a conclusão da primeira etapa.
Calendário do INSS
Para quem recebe um salário mínimo
- Final do benefício 1: 27 de janeiro;
- Final do benefício 2: 28 de janeiro;
- Final do benefício 3: 29 de janeiro;
- Final do benefício 4: 30 de janeiro;
- Final do benefício 5: 31 de janeiro;
- Final do benefício 6: 03 de fevereiro;
- Final do benefício 7: 04 de fevereiro;
- Final do benefício 8: 05 de fevereiro;
- Final do benefício 9: 06 de fevereiro;
- Final do benefício 0: 07 de fevereiro.
Para quem recebe acima de um salário mínimo
- Final do benefício 1 e 6: 03 de fevereiro;
- Final do benefício 2 e 7: 04 de fevereiro;
- Final do benefício 3 e 8: 05 de fevereiro;
- Final do benefício 4 e 9: 06 de fevereiro;
- Final do benefício 5 e 0: 07 de fevereiro.
Vale lembrar que todos os beneficiários do INSS, como aposentados, pensionistas e aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), terão seus pagamentos reajustados.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, alerta aposentados sobre o novo valor de salário a partir de 2025.
Qual o valor do reajuste?
- Até um salário mínimo: para aqueles que recebem até um salário mínimo, o reajuste será acima da inflação, seguindo a política de valorização do Governo Federal. O valor do salário mínimo em 2025 será de R$ 1.518;
- Acima de um salário mínimo: o reajuste para quem recebe acima do salário mínimo será definido com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo IBGE. O valor exato do reajuste será divulgado em breve.