Alerta na conta de luz: bandeira tarifária de janeiro já foi anunciada

Os brasileiros vão começar o ano com uma ótima notícia! A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de janeiro na conta de luz será verde. Isso significa que não haverá nenhum acréscimo nas contas de luz devido aos custos de geração de energia

Alerta na conta de luz: bandeira tarifária de janeiro
já foi anunciada. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria da Agência Brasil, a manutenção da bandeira verde na conta de luz se deve às condições favoráveis de geração de energia, impulsionadas principalmente pelo período de chuvas. Com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios, a necessidade de acionar usinas termelétricas mais caras é menor, o que resulta em custos de geração mais baixos e, consequentemente, em contas de luz mais baratas para os consumidores.

Como funcionam as bandeiras tarifárias da conta de luz?

As bandeiras tarifárias da conta de luz foram implementadas em 2015 pela Aneel para sinalizar os custos variáveis da geração de energia elétrica. Elas são divididas em diferentes níveis: verde, amarela e vermelha. A bandeira verde indica que os custos de geração estão baixos e não há acréscimo na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha sinalizam que os custos estão mais elevados e resultam em um acréscimo no valor da fatura.

Assim, a manutenção da bandeira verde em janeiro é uma ótima notícia para os consumidores, mas é importante lembrar que as condições climáticas podem influenciar diretamente nos custos de geração de energia. Por isso, é fundamental acompanhar as informações divulgadas pela Aneel para se manter informado sobre as futuras bandeiras tarifárias.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, da dicas de como economizar no gasto de energia elétrica e evitar pagar mais na conta de luz.

Dicas para economizar energia

Mesmo com a bandeira verde, é importante adotar hábitos de consumo consciente para economizar energia e reduzir os gastos com a conta de luz. Algumas dicas simples podem ajudar

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile