Iniciar o novo ano com um dinheiro extra no bolso. O que é um sonho para muitos brasileiros deverá se tornar realidade em breve para mais de 144 mil brasileiros que serão contemplados por um pagamento adicional. No total, serão liberados R$ 448,96 milhões por meio do novo pagamento que já está disponível para consulta.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o dinheiro extra será liberado para os contribuintes brasileiros que caíram na malha fina, mas regularizaram as suas pendências. Após concluir a etapa, os cidadãos poderão contar com o pagamento da Restituição do Imposto de Renda, que teve a consulta liberada nesta semana pela Receita Federal.
Segundo o comunicado oficial do órgão federal, o novo lote será disponibilizado para cerca de 144 mil contribuintes. Assim como nos demais pagamentos, a ordem de liberação levou em consideração a lista de contribuintes que têm prioridade para o pagamento. Dessa forma, um total de R$ 290,87 milhões serão destinados para os contribuintes com prioridade no reembolso.
A lista é composta por cidadãos com idade a partir de 60 anos, contribuintes gaúchos, que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida, além de contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério ou que possuam alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Saiba como consultar se você receberá o dinheiro extra:
- Atualmente, a lista de contribuintes que receberão o valor está disponível na página da Receita Federal;
- Para saber se será um dos contemplados, o contribuinte deverá clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”;
- Nesse momento será necessário informar o CPF e a data de nascimento para realizar a consulta;
- Caso vá ser contemplado, ele será comunicado da liberação do valor;
- O depósito da restituição será realizado na conta bancária informada pelo contribuinte no momento do envio da declaração.