O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já liberou as datas de pagamento de janeiro para o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Com anúncio de revisões de cadastros e cortes de irregulares, quem tem acesso ao auxílio social está em busca de renovar o seu salário para 2025.
Pelo menos 6 milhões de pessoas recebem o BPC atualmente, segundo dados do INSS. Esse grupo tem direito ao auxílio porque vive em condição de baixa renda, com ganho de no máximo 25% do salário mínimo por pessoa.
São idosos com mais de 65 anos de vida, ou pessoas com deficiência de qualquer idade. Todos devem estar inscritos no Cadastro Único. Também é por meio da atualização do Cadastro Único que o titular renova os dados para continuar recebendo o benefício.
Precisa renovar o BPC para receber em 2025?
Depende! O auxílio do BPC pode ser renovado automaticamente se o titular não precisar passar pelo processo de atualização de dados. Neste caso, não é preciso tomar nenhuma atitude para que o benefício seja logo liberado em conta.
Somente são obrigados a atualizar o Cadastro Único em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) aqueles que:
- Estão há mais de dois anos sem atualizar os dados no Cadastro Único;
- Tiveram alguma mudança na composição familiar, no endereço, na renda ou no estado de saúde;
- Foram convocados pelo pente-fino do INSS.
Pagamento do BPC para janeiro de 2025
O primeiro pagamento do BPC acontece em janeiro, e o INSS já liberou as datas de depósito. Quem estiver em dia com o benefício vai recebê-lo pelo seguinte cronograma:
- Cartão final 1: pagamento em 27 de janeiro;
- Cartão final 2: pagamento em 28 de janeiro;
- Cartão final 3: pagamento em 29 de janeiro;
- Cartão final 4: pagamento em 30 de janeiro;
- Cartão final 5: pagamento em 31 de janeiro;
- Cartão final 6: pagamento em 03 de fevereiro;
- Cartão final 7: pagamento em 04 de fevereiro;
- Cartão final 8: pagamento em 05 de fevereiro;
- Cartão final 9: pagamento em 06 de fevereiro;
- Cartão final 0: pagamento em 07 de fevereiro.