Economizar na conta de energia, especialmente durante o período de final de ano quando as temperaturas costumam ser mais altas em todo o país, pode ser um desafio. No entanto, o simples ato de tirar um eletrodoméstico da tomada já pode fazer uma diferença significativa no valor final a ser pago na conta de luz, representando uma economia de até 20%.
Presente na casa da maioria dos brasileiros, o eletrodoméstico costuma estar sempre conectado na tomada. No entanto, o que muitos consumidores desconhecem é que, até mesmo em stand-by, alguns aparelhos costumam ter um gasto energético que pode ser considerado significativo.
Por isso, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a recomendação é de que quem deseja economizar deve estar atento aos aparelhos que estão conectados na energia e podem ser os vilões da conta de luz.
Saiba qual eletrodoméstico tem alto gasto de energia mesmo em stand-by:
- Entre os aparelhos presentes numa casa, a smart TV pode ser um dos eletrodomésticos com grande gasto energético;
- Segundo um levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e divulgado pelo portal Ei Investidor, uma TV de 20 polegadas que permanece ligada por 8 horas por dia pode ter um alto consumo;
- Isso porque o gasto total pode ser de 30,45 kWh durante o mês;
- No final do ano, o valor total gasto pode ser de R$ 22,23;
- Por isso, a recomendação é de que os consumidores retirem o aparelho da tomada caso passem longos tempos fora de casa;
- A medida poderá trazer uma economia significativa, dependendo do valor pago mensalmente pela família;
- Além disso, outra opção para economizar está disponível para as famílias que possuem baixa renda;
- Isso porque o Governo Federal disponibiliza atualmente o programa da Tarifa Social que libera descontos diretamente na conta de energia do cidadão.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre a iniciativa. Confira: