Fim do consignado? Bancos enviam alerta para o INSS sobre oferta de crédito

Disponibilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com baixos juros e condições facilitadas de pagamento, o consignado do INSS é uma importante opção de crédito liberada para aposentados e pensionistas. No entanto, um alerta enviado nesta semana pelos bancos brasileiros sobre a viabilidade da concessão de crédito colocou os segurados em alerta.

Fim do consignado? Bancos enviam alerta para o INSS sobre oferta de crédito. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Isso porque, de acordo com as instituições financeiras, o limite da taxa de juros atual tem tornado a oferta de crédito consignado do INSS inviável. Atualmente, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o limite a ser cobrado pelo consignado está fixado em 1,66% ao mês. Essa taxa vem sendo cobrada desde junho de 2024.

Por isso, representantes de grandes bancos como Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, enviaram um posicionamento oficial para o INSS que trata do risco do fim da liberação de consignado por esses bancos.

Entenda o que está em jogo com a possível suspensão do consignado do INSS:

“Isso tem provocado um efeito positivo na tomada do crédito inicial mais barato e de modo mais significativo na portabilidade e no refinanciamento dos contratos, com condições mais vantajosas que as vigentes anteriormente”, afirmou a pasta por meio de nota oficial.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile