Atenção! Aposentados terão novo valor de salário a partir de 2025

A partir do dia 27 de janeiro o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar os aposentados e pensionistas com os novos salários. Tanto teto como piso devem receber reajuste obrigatório de um ano para o outro, mas o cálculo do valor final é diferente para cada um. 

aposentados inss
Atenção! Aposentados terão novo valor de salário a partir de 2025
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O calendário do INSS para dezembro finaliza apenas na primeira semana do mês de janeiro. Neste caso, continua a ser considerado o valor do benefício que foi pago durante todo o ano de 2024. Sendo no mínimo R$ 1.412 e no máximo R$ 7.786,02

Apenas a partir do primeiro pagamento de 2025, no caso a partir de 27 de janeiro, é que os novos valores cairão na conta. Vai haver reajuste para todos os 40 milhões de segurados, a lei prevê que o poder público faça essa mudança para bancar o custo de vida do brasileiro. 

Qual será o novo salário do INSS a partir de 2025?

O piso do INSS, quer dizer, o mínimo que pode ser pago pelo Instituto equivale ao piso salarial do país. Será seguido exatamente o valor que o governo federal decretar como salário mínimo a partir de 1º de janeiro. 

Enquanto isso, todos os valores acima desse mínimo e que vão até o teto, deverão ter como índice de reajuste o resultado da inflação desse ano medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Valor do piso do INSS

Ainda é preciso um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmando esse valor. 

Valor do teto do INSS

Todos os benefícios que estão acima do piso receberão reajuste de 4,90% no ano que vem. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile