Renovação da CNH em 2025: veja o que muda e como se preparar

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O processo de renovação da CNH em 2025 deve acontecer segundo as últimas alterações feitas pela Senatran.  O prazo de validade do documento mudou em 2024. Veja o que você precisa saber antes de renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação.

Atenção, motoristas, a validade da sua Carteira Nacional de Habilitação mudou. Assim, a renovação da CNH em 2025 deve seguir as últimas alterações anunciadas pela Senatran. Com essa mudança é importante ficar atento para não acabar sendo multado.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre os valores da renovação da CNH em 2025.

Renovação da CNH em 2025

Quando a CNH vence é necessário fazer a renovação do documento, permanecer com a carteira vencida pode resultar em multa. Para evitar essa dor de cabeça os condutores devem se ligar no novo prazo de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

Agora o documento vence a partir da idade do condutor, conforme a tabela abaixo:

Idade do condutor Validade do documento
Até 49 anos 10 anos
Entre 50 e 70 anos 5 anos

Acima de 70 anos

3 anos

Assim, os idosos farão a renovação em menos tempo do que antes, no entanto, ainda contam com os mesmos 30 dias para fazerem o procedimento. Em 2025 um projeto deve ser analisado e poderá conceder descontos na renovação da CNH de idosos, trazendo um alívio para essa parcela da população.

Etapas para tirar a CNH

Por outro lado, as etapas de renovação até então são as mesmas:

  • Exames: Exame médico, avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental;
  • Aulas teóricas: Curso teórico em autoescola com duração de 45h;
  • Prova teórica: Avaliação com 30 perguntas feita no Detran;
  • Aulas práticas: Aulas práticas de direção, com 25h de duração para a categoria B (carro) e 20h para a categoria A (moto);
  • Prova prática
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.