Projeção da LDO indica novo valor do salário mínimo em 2025

Foi aprovada nesta quarta-feira (18) durante uma comissão mista entre Câmara e Senado, a LDO 2025 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A grande medida que veio junto com essa aceitação foi o valor trazido para o pagamento do salário mínimo de 2025. 

salário mínimo
Projeção da LDO indica novo valor do salário mínimo em 2025
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A LDO é um plano de orçamento que o governo federal propõe para gastar no ano seguinte. Esse texto foi escrito ainda em agosto desse ano, quando a inflação estava abaixo dos atuais 4,4% medido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Naquela época foi sugerido que o salário mínimo do país ficasse em R$ 1.502. Acontece que essa quantia ainda fica inferior ao resultado que de fato deveria ter caso fosse usado o atual cálculo de reajuste do salário mínimo.

Hoje, para chegar a taxa de reajuste do do piso salarial do país é preciso considerar:

Governo propõe novo cálculo de reajuste para o salário mínimo 2025

No final de novembro o governo federal enviou para o Congresso Nacional um projeto de lei que muda a fórmula de calcular o reajuste do salário mínimo. A ideia é limitar o crescimento do salário sempre em 2,5% acima da inflação. 

O projeto de lei ainda vai ser votado e pode ser adotado, colocando fim no valor de R$ 1.502 que foi aprovado pela LDO.

A nova proposta é de:

Isso significa que mesmo que o PIB de dois anos antes tenha crescido mais do que isso, como aconteceu em 2023, o máximo que pode ser considerado é de 2,5%. 

Caso esse cálculo seja aprovado, o valor do piso salarial vai passar a ser de:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile