ANS quer mais transparência em reajustes e rescisões de planos de saúde

Na última segunda-feira (16), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está planejando reformular as regras para reajustes de planos de saúde com o objetivo de oferecer uma maior transparência tanto nos reajustes quanto nas rescisões. 

ANS quer mais transparência em reajustes e rescisões de planos de saúde
Imagem: Freepik

 

Segundo o portal InfoMoney, a proposta da nova política de preços também deverá prever limites para a coparticipação, rescisão e revisão técnica dos planos individuais.

Caso aprovado, o projeto entrará em vigor apenas em janeiro de 2026.

Entenda as mudanças propostas pela ANS para os planos de saúde 

Reajuste e cancelamento de planos coletivos:

Regulação de coparticipação:

Venda online de planos de saúde:

A exigência de oferta de planos individuais, coletivos por adesão e empresariais firmados por empresário individual, para facilitar o acesso e reduzir o risco de seleção adversa.

Para o advogado Columbano Feijó, especializado em direito da saúde suplementar, os consumidores devem exigir que a ANS estabeleça diretrizes mais claras para ajustes de preços e alterações contratuais. “E que respeitem o princípio da razoabilidade, especialmente para que é fiel ao plano há muito tempo e precisa dele mais intensamente à medida que envelhece”, afirma ao InfoMoney.

Inflação médica preocupa especialistas; veja os principais impactos no bolso

Apesar de estudos demonstrarem que a inflação médica deve ser menor em 2025 do que neste ano, continuará acima da média global no país. Por isso, os brasileiros devem preparar o bolso: os custos terão um impacto direto nos reajustes dos planos de saúde. 

Segundo o Uol, a consultoria Aon projeta que os reajustes dos planos com a inflação médica fiquem entre duas médias possíveis: 21,8% e 13,7%, a depender da empresa. 

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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