Cerca de 322 mil titulares estão com o benefício bloqueado, outros 64 mil estão suspensos e 187 mil foram cancelados em dezembro. Para evitar que uma dessas situações aconteça os titulares devem fazer a atualização do Bolsa Família o mais rápido possível; veja como.
O Programa Bolsa Família faz distribuição de renda para 20,8 milhões de famílias em todo o país. Cada titular pode receber pelo menos R$ 600, sendo que o valor é calculado a partir da composição família, ou seja, pela quantidade e perfil das pessoas que moram na mesma casa.
No entanto, algumas pessoas estão deixando de receber os depósitos por falta de atualização. Uma ação tão simples que demora alguns minutos vai garantir o valor continue caindo na conta, evitando o bloqueio e até o cancelamento do benefício.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o uso do Bolsa Família em casa de apostas, situação que também pode resultar em suspensão do pagamento.
Bloqueio do Bolsa Família
Existem três “penalidades” aplicadas pelo MDS aos titulares do Bolsa Família: bloqueio, suspensão e cancelamento. Na última o programa para de atender aquele titular em específico.
Enquanto as outras duas são possíveis de serem revertidas. Conforme os dados divulgados pelo MDS sobre o mês de dezembro:
- Bloqueio: Cerca de 322 mil titulares estão com os benefícios bloqueados, eles não poderão receber a parcela de dezembro até que a situação de gerou o bloqueio seja resolvida.
- Suspensão: Cerca de 64 mil estão com os benefícios suspensos após não cumprirem a condicionalidade pelo segundo mês consecutivo
- Cancelamento: Cerca de 187 mil tiveram os benefícios cancelados
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou que a família bloqueada permanece no programa, assim quando o problema é solucionado ela volta a receber.
Motivos que resultam em bloqueio do Bolsa Família
- Também é do MDS a informação sobre os principais motivos que podem resultar no bloqueio do benefício:
- O principal motivo de aplicação do bloqueio foi: – Ações relacionadas à Averiguação Cadastral;
- Famílias com CPF irregular na base da Receita Federal;
- Falecimento de pessoa da família.
Como atualizar os dados do Bolsa Família?
A principal forma de evitar o bloqueio do benefício é fazendo a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. Essa ação deve ser feita a cada dois anos ou sempre que uma informação mudar, como o endereço da família, houver um falecimento, nascimento, situação de desemprego, entre outras.
Para atualizar os dados é só comparecer na unidade do CRAS mais próxima da sua residência portando os documentos pessoais de todos os membros da família e os comprovantes que serão alterados.
Além dessas situações de mudança de informações, a atualização também acontece para cumprimento das condicionalidades do programa, como a vacinação.
Assim, as famílias poderão ser convocadas para vacinarem as crianças, como está acontecendo em Salvador onde cerca de 490 mil pessoas devem realizar a atualização, mas apenas 211 mil já compareceram nos postos de saúde.
No caso das condicionalidades de saúde a convocação acontece quando a Secretaria de Saúde identifica uma baixa adesão à campanha de vacinação.
Lembrando que a atualização do CadÚnico deve ser feita pelo responsável família, ou seja, o titular do Bolsa Família. E deve ser feita a cada dois anos, mesmo que não haja mudança nas informações da família.