Direito de milhões de trabalhadores que possuem vínculo formal de emprego, o abono salarial do PIS/Pasep é pago anualmente pelo Governo Federal. Neste ano de 2024, o pagamento já foi disponibilizado para os trabalhadores que tem direito ao benefício. Por isso, é essencial que esse grupo esteja atento, já que o prazo para saque deverá ser encerrado em breve.
Disponível tanto para trabalhadores da iniciativa privada quanto para os servidores públicos, o abono salarial do PIS/Pasep de 2024 já está liberado para os cidadãos que realizaram atividades formais durante o ano de 2022. Para receber o benefício é necessário que o trabalhador cumpra alguns requisitos.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é necessário que o trabalhador tenha realizado a atividade formal por um período mínimo de 30 dias durante o ano base. Além disso, é preciso que ele esteja cadastrado no programa do PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Esse cadastro é realizado no momento em que o trabalhador tem sua carteira assinada pela primeira vez.
Além disso, o abono do PIS/Pasep só está disponível para quem recebia até dois salários mínimos durante o ano de 2022. Também é necessário que o empregador tenha comunicado as informações sobre a atividade realizada no ano base. Caso tenha direito, é preciso ficar atento já que o prazo para retirada do pagamento será encerrado em breve.
Saiba até quando é possível realizar o saque do PIS/Pasep:
- Em 2024 o benefício pode ser retirado até o dia 27 de dezembro;
- Para trabalhadores da iniciativa privada, o saque deve ser realizado por meio da conta da poupança social do Caixa Tem;
- Já para quem trabalha como servidor público, a retirada deve ser feita pelo Banco do Brasil;
- Dessa forma, o trabalhador que tem direito ao pagamento deve buscar a instituição responsável e solicitar a retirada até o dia 27 de dezembro para não perder o benefício que pode ter o valor de até R$ 1.412;
- O prazo será encerrado porque o Governo Federal já se prepara para o saque de 2025 que já tem data para ser iniciado.