Nova lei muda as regras para quem recebe BPC e o abono PIS/PASEP em 2025; entenda

O Congresso Nacional aprovou uma nova lei que modifica as regras para quem recebe BPC e o abono PIS/PASEP em 2025. A medida, que ainda precisa ser sancionada pelo presidente, também impacta a forma como o salário mínimo é reajustado.

Nova lei muda as regras para quem recebe BPC e o
abono PIS/PASEP em 2025; entenda. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Assim, de acordo com matéria da Folha de S.Paulo, a nova lei também impõe limites ao reajuste do salário mínimo, incluindo o aumento ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e às metas do arcabouço fiscal. Essa mudança pode resultar em reajustes menores do que os praticados nos últimos anos, afetando também quem recebe BPC e o abono PIS/PASEP em 2025.

Mudanças para recebe BPC e o abono PIS/PASEP em 2025

BPC

Uma das principais mudanças diz respeito ao BPC, benefício destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. A nova legislação torna mais rigorosos os critérios para liberação do benefício, exigindo uma avaliação mais detalhada da deficiência e um acompanhamento mais próximo dos beneficiários, com:

Abono PIS/Pasep

O abono PIS/Pasep, pago a trabalhadores de baixa renda, também sofrerá alterações. O valor máximo para ter direito ao benefício será reduzido gradualmente nos próximos anos, o que pode afetar um número significativo de trabalhadores.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, alerta sobre os últimos dias para conseguir sacar R$ 1.412,00 extras em 2024.

Impactos das mudanças

As novas regras para benefícios sociais e salário mínimo geram preocupação em relação aos seus impactos sobre as famílias mais vulneráveis. Críticos argumentam que as mudanças podem dificultar o acesso a benefícios essenciais e prejudicar o poder de compra da população.

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile