Os trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos devem receber a segunda parcela do 13º salário até esta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024. Esse benefício é aguardado por milhões de brasileiros e está sujeito a descontos obrigatórios.
A segunda parcela do 13º salário será menor que a primeira, devido à aplicação de descontos como INSS e Imposto de Renda. O direito ao benefício é garantido a trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e empregados domésticos.
Também recebem o 13º salário, aposentados e pensionistas do INSS, além de beneficiários de regimes próprios de previdência. Esse recurso adicional é essencial para muitos, especialmente no período de fim de ano.
O 13º salário deverá injetar R$ 321,4 bilhões na economia brasileira neste ano, segundo projeções do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O benefício é um dos principais impulsionadores do consumo no país.
A estimativa do Dieese aponta que cerca de 92,2 milhões de brasileiros receberão o 13º salário em 2024. O valor médio do benefício, considerando trabalhadores formais e aposentados, será de R$ 3.096,78.
Calculadora do 13º salário
Pensando em facilitar a vida do trabalhador, o FDR criou a calculadora do 13º salário. A ferramenta é ideal para quem deseja saber se o empregador honrou a palavra e pagou a quantia certa, mas que não sabe fazer este cálculo sozinho.
A calculadora do 13º salário é bem simples, basta preenchê-la com as seguintes informações:
-
Salário bruto;
-
Número de dependentes (opcional);
-
Número de meses trabalhados;
-
Quantidade de parcelas em que o benefício será pago.
Feito isso, o cálculo é automático. Basta clicar em “calcular” para visualizar o valor a ser recebido.