Novo salário mínimo vai mudar aposentadoria, BPC, seguro-desemprego, PIS/PASEP e outros

O novo salário mínimo do país não influencia apenas no piso da remuneração dos trabalhadores. Na verdade, ele tem impacto direto nas contas públicas porque também serve como referência para o pagamento de aposentadoria, pensões e benefícios trabalhistas. 

novo salário mínimo
Novo salário mínimo vai mudar aposentadoria, BPC, seguro-desemprego, PIS/PASEP e outros
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Há menos de quinze dias do fim do ano de 2024, o governo federal ainda não decretou qual será o valor do novo salário mínimo. No entanto, existem especulações com base em projetos que já foram aprovados e outros que ainda estão em período de análise. 

Qual será o valor do novo salário mínimo?

Na última quarta-feira (18) o Congresso Nacional votou a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2025. Nela foi decidido que o salário mínimo de 2025 deve ficar em:

Para isso, foi considerado como peso do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) a quantia de 3,35%, mais o PIB (Produto Interno Bruto) de 2023 que terminou em 2,9%. 

No entanto, a proposta de R$ 1.502 para o piso salarial do país foi enviada pelo governo federal em agosto, quando de fato o INPC estava em 3,35%. Hoje, a inflação do país já alcança novos patamares, chegando a 4,84%. 

Por isso, embora a LDO preveja esse valor para o piso salarial, a quantia pode ser outra. O governo também enviou para aprovação do Congresso um novo cálculo de reajuste do salário mínimo:

Mudança no valor da aposentadoria, BPC e benefícios trabalhistas

O salário mínimo é a referência para o pagamento de benefícios vindos do governo. Logo, o governo busca mecanismos para limitar o crescimento do piso, já que todo aumento traz um impacto milionário para as contas públicas. 

Independente da quantia que for adotada, ela vai trazer consequências como:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile