Governo aprova nova medida que deve excluir milhares de trabalhadores do PIS/PASEP até 2035

O Senado aprovou nesta quinta-feira (19/12) uma medida que, até 2035, reduzirá o número de trabalhadores que poderão receber o abono salarial do PIS/PASEP. Veja quais são as mudanças no programa. 

Governo aprova nova medida que deve excluir milhares de trabalhadores do PIS/PASEP até 2035
Imagem: FDR

 

O PIS/PASEP é um programa que oferece uma espécie de “14º salário” para os trabalhadores com carteira assinada que trabalham em instituições privadas e servidores públicos. 

Com a aprovação do Senado, as mudanças no programa começaram em 2025. O objetivo da medida é reduzir gradativamente os beneficiários até chegar a 1,5 salário mínimo em 2035. Atualmente, o abono é liberado para quem ganha até dois salários mínimos (R$ 2.824). 

Agora, a medida aguarda publicação do Congresso Nacional. A informação foi confirmada pela Agência Senado. 

Entenda as mudanças no PIS/PASEP

Segundo o Exame, em 2025, o benefício continuará sendo disponibilizado para quem ganha até dois salários mínimos.  

Porém, a partir de 2026, começará uma redução gradativa, o limite será corrigido pela inflação. Em 2035, deverá corresponder a 1,5 salário mínimo. 

O objetivo é ajustar o benefício à capacidade fiscal do Governo Federal nos próximos anos.

A especialista Danielle Santana comenta sobre o programa, confira.

Abono salarial PIS/Pasep 2025: datas de pagamento são anunciadas

O abono salarial do PIS/PASEP é um benefício oferecido aos trabalhadores de carteira assinada e os servidores públicos que recebem até dois salários mínimos. Para 2025, o calendário de pagamento já foi anunciado.

O calendário do PIS/PASEP 2025 será iniciado em fevereiro. Mas é importante lembrar que os pagamentos são feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e servidor.

O prazo final para o pagamento do abono de 2025 será 29 de dezembro.

Quem pode receber o PIS/PASEP 2025?

 

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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