Caixa Econômica libera saque do FGTS para novo grupo de trabalhadores

Um novo grupo de trabalhadores tem direito ao saque do FGTS, que será liberado até o final deste mês. O valor pode ser utilizado de diversas maneiras, como para ajudar no orçamento de fim de ano.

Caixa Econômica libera saque do FGTS para novo grupo de trabalhadores. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Todo mês, um novo grupo de pessoas é autorizado a realizar o saque do FGTS por meio da modalidade saque-aniversário. Criada em 2019, essa opção permite o resgate de até 50% do saldo do fundo, impulsionando a economia do país.

O saque do FGTS pode ser realizado de diferentes formas, e a conta do fundo é inicialmente criada na modalidade saque-rescisão. No entanto, o trabalhador tem a opção de mudar para a modalidade saque-aniversário.

Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão de retirar o saldo do FGTS apenas em caso de demissão sem justa causa, podendo acessar parte do valor anualmente.

Quem tem direito ao novo saque do FGTS em dezembro?

Neste mês de dezembro, dois grupos têm direito ao saque do FGTS na modalidade saque-aniversário. O primeiro grupo é composto por trabalhadores nascidos em dezembro, tanto para quem já aderiu quanto para quem fará a mudança este ano.

O segundo grupo inclui aqueles nascidos em outubro e novembro, mas apenas se já tiverem optado pela modalidade até o mês de seu aniversário em 2024. Nesse caso, o valor será liberado somente se não tiverem feito o saque no mês correto.

Como solicitar o saque do FGTS?

Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário do FGTS precisa:

Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile