Tradicional em todo o país, a Ceia de Natal costuma reunir milhares de brasileiros para a celebração de final de ano. No entanto, o alto custo dos itens que costumam estar associados a comemoração tem assustado os brasileiros. Uma pesquisa divulgada recentemente apontou um aumento de 10% no valor pago para a preparação da ceia natalina.
Entre os itens que sofreram um maior aumento no comparativo com o último ano, alimentos como a batata, arroz, azeite e alho foram os que se destacaram com as maiores altas de acordo com a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
“É uma taxa acima até mesmo da inflação geral do país, que, no acumulado dos últimos 12 meses até novembro, ficou em 4,77%”, ressaltou a FecomercioSP.
Por isso, a recomendação é de que os consumidores adotem algumas estratégias antes de realizar as compras. A medida que conta com atos simples pode acabar auxiliando positivamente no valor a ser gasto durante a festividade.
Confira dicas sobre como economizar na ceia de natal:
- De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a recomendação é de que os consumidores busquem realizar as compras em dias de promoção;
- Tradicionalmente os mercados costumam estabelecer dias da semana para a venda promocional de cada grupo alimentar, o que pode proporcionar um grande desconto caso o consumidor consiga aproveitar;
- Além disso, ele também deverá permanecer atento para as ofertas que costumam ser disponibilizados em aplicativos;
- Outra dica é tentar realizar sempre o pagamento à vista ou no PIX já que isso também pode trazer algum desconto;
- Como a proximidade com as festividades costuma encarecer o valor das compras, o consumidor também pode adotar a estratégia de antecipar a compra de itens relacionados a celebração;
- Caso o preço encontrado esteja fora do orçamento, outra dica de economia é realizar a substituição dos itens por outros mais em conta, garantindo a celebração sem prejuízos financeiros.