Disponível em todos os estados brasileiros, a nova carteira de identidade nacional conta com novas tecnologias que tornam o uso do documento mais prático pelos cidadãos. Recentemente, um balanço divulgado pelo Governo Federal trouxe a informação que, atualmente, mais de 17 milhões de brasileiros já garantiram a nova versão do documento. Se você ainda não é um deles, confira nesta matéria como obter a nova identidade.
Criada para modernizar o RG e unificar documentos no Brasil, a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) conta com novas tecnologias capazes de reduzir as fraudes e permitir um acesso mais seguro para serviços que são disponibilizados pelo Governo Federal.
Isso porque, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, ao emitir a CIN o cidadão passa a contar com o acesso ouro da conta Gov.BR. Dessa forma, ele pode contar com mais de 4.500 serviços digitais que atualmente estão disponíveis no portal de atendimentos do Governo Federal.
“O foco do nosso trabalho é simplificar a vida dos cidadãos. Queremos que eles tenham uma visão de governo único quando acessarem o GOV.BR, que a plataforma esteja alinhada a jornada de vida da pessoa e essa IPD é fundamental para isso”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Saiba como tirar a nova carteira de identidade:
- Segundo o Governo Federal, todos os cidadãos brasileiros deverão realizar a troca do RG pela nova versão da identidade;
- O prazo final estipulado para a mudança foi o ano de 2032;
- Para facilitar o processo, a primeira via da nova identidade deverá ser emitida de forma gratuita para todos;
- A nova versão já está disponível em todos os estados;
- No entanto, o formato de agendamento para a emissão é diferente em cada lugar do país;
- Para facilitar, o Governo Federal disponibiliza um guia sobre a emissão em cada estado em seu site oficial.
Veja outras informações sobre o processo de atualização do novo RG neste vídeo do colaborador Ariel França.