Veículo com placa final 1 tem cobrança do IPVA 2025 com validade próxima; veja como pagar

O calendário do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) normalmente começa em janeiro. Há alguns estados que esperam o primeiro bimestre do ano para dar início a cobrança, mas é raro. O fato é de que o primeiro grupo a pagar é sempre de placa final 1. 

ipva 2025
Veículo com placa final 1 tem cobrança do IPVA 2025 com validade próxima; veja como pagar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Quem tem um veículo registrado no estado de São Paulo já pode começar a se programar para o pagamento do IPVA 2025. O calendário de cobrança já foi informado e tem início a partir de 13 de janeiro, ou seja, em menos de um mês. 

Quem quitar o débito à vista e dentro do prazo estipulado pela Secretaria da Fazenda, vai se beneficiar com a possibilidade de reduzir o débito em até 3%. Também existe a possibilidade de parcelamento usando o boleto bancário. 

Calendário de pagamentos do IPVA 2025 em São Paulo 

O proprietário de veículo com placa final 1 já deve se preparar, o calendário do IPVA 2025 em São Paulo começa em 13 de janeiro para esse público. Quem perder a data ainda consegue fazer a quitação à vista, mas perde a possibilidade de conseguir o desconto de 3%. 

Foto: Secretaria da Fazenda-SP

Valor do IPVA 2025 São Paulo

O valor do IPVA 2025 é calculado com base no preço de mercado do veículo multiplicado pela alíquota de cobrança do estado. As alíquotas não mudaram de um ano para o outro se mantendo em:

  • Carros de passeio: 4% sobre o valor venal;
  • Motos e similares: 2% sobre o valor venal;
  • Caminhonentes, micro-ônibus e ônibus: 2% sobre o valor venal;
  • Caminhões: 1,5% sobre o valor venal;
  • Veículos de locadoras: 1% sobre o valor venal.

Formas de pagamento do IPVA SP 2025

O governo do estado manteve as tradicionais formas de pagamento do IPVA de São Paulo. Basta o contribuinte apresentar na rede bancária credenciada o número do Registro Nacional de Veículo Automotor​​ (Renavam).

  • Pagamento em dinheiro nas agências bancárias;
  • Pagamento por débito em conta, usando o App do banco;
  • Pagamento via PIX, emitindo o QR Code no site da Sefaz-SP.

Também é possível efetuar o pagamento via cartão de crédito, mas para isso é necessário procurar a rede bancária que esteja credenciada pela Secretaria da Fazenda.