Farmácias são obrigadas a pagar multa para clientes que foram obrigados a por CPF na nota

A prática de colocar o CPF nas notas fiscais em farmácia é bastante comum no Brasil. Com o ato, as farmácias conseguem traçar um perfil personalizado dos seus clientes. Porém, agora, uma decisão do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) condenou as farmácias a pagar uma multa de R$ 8 milhões. 

Farmácias são obrigadas a pagar multa para clientes que foram obrigados a por CPF na nota
Imagem: Freepik

 

A decisão da multa foi tomada porque o Procon de Belo Horizonte identificou irregularidades em algumas farmácias com o registro de informações de consumo sem o consentimento dos consumidores. Ou seja, as unidades estavam utilizando o CPF dos clientes sem a autorização deles. 

A ação das farmácias levantou preocupações sobre a segurança dos dados armazenados e os possíveis impactos em caso de vazamentos dos dados dos clientes. As informações são do G1 e do Antogonista

Entenda o que causou a multa de R$ 8 milhões a Farmácias em Belo Horizonte 

Os clientes são obrigados a fornecer o CPF para as notas fiscais das farmácias?

Outras informações estão disponíveis no FDR.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile