Salário mínimo 2025: valores confirmados para Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Enquanto o governo federal ainda não decidiu qual será o salário mínimo de 2025, os trabalhadores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul já têm a garantia da sua remuneração. É que esses dois estados usam um tipo de piso salarial diferente para algumas categorias. 

salário mínimo
Salário mínimo 2025: valores confirmados para Santa Catarina e Rio Grande do Sul
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O salário mínimo 2025 regional é usado quando há iniciativa do próprio governo do estado. Neste caso é preciso que o valor fique sempre acima do piso salarial do país. Isso não significa que todos que moram nessa região receberão o salário mínimo regional. 

Somente são beneficiados com esse valor as categorias trabalhistas que não possuem um piso definido por lei, ou por acordo coletivo de trabalho. Aposentados, pensionistas, e todos os demais trabalhadores ainda terão como referência a quantia definida pelo governo federal. 

Hoje, os estados que têm seu próprio salário mínimo são: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. É um número pequeno, considerando que existem 26 unidades federativas no país.

Salário mínimo 2025 em Santa Catarina

Este ano foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) um reajuste de 6% no valor do salário mínimo estadual.

Existem quatro faixas do piso salarial para Santa Catarina, atendendo a classes trabalhistas diferentes.

Salário mínimo do Rio Grande do Sul 

Em dezembro desse ano foi aprovado o reajuste de 5,25% ao salário mínimo regionalA quantia é usada como referência por 1,2 milhão de trabalhadores que vivem em diferentes cidades do Rio Grande do Sul.

Com a aprovação, durante todo o ano de 2025 os trabalhadores passarão a receber:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile