Diversos portais estão divulgando sobre um suposto pagamento do 14º salário dos aposentados. No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social já se pronunciou sobre o assunto e alerta a população; entenda agora o que é real ou não.
A possibilidade de um pagamento a mais animou bastante os brasileiros que recebem algum benefício da Previdência Social. No entanto, para a tristeza de muitos, o 14º do INSS não será pago, como o próprio Instituto Nacional do Seguro Social já se pronunciou.
Informações como essa não devem ser compartilhadas sem antes a fonte ser checada, afinal, pode se tratar de uma Fake News, como aconteceu agora.
Inclusive, recentemente o INSS também precisou se pronunciar sobre o pagamento do 13º salário, que já foi encerrado em novembro.
Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o 13º salário do INSS.
14º salário do INSS
- A proposta de criação desse adicional até existiu, mas durante a pandemia.
- Assim, o adicional seria pago nos anos de 2020 e 2021, no entanto, o PL 4367/2020 acabou nem sendo aprovado.
- A última tramitação da proposta foi em 2022, quando o presidente da Câmara, Arthur Lira retirou o Projeto de Lei da casa e designou uma Comissão Especial para a análise.
- Essa mudança reiniciou todo o processo de tramitação.
- Pelo texto, seriam beneficiados os segurados que recebem até dois salários mínimos
- Para aqueles que recebem acima desse valor, seria pago um salário mínimo, mais uma parcela adicional proporcional.
Como os pagamentos adicionais do INSS precisam ser previstos em lei, não teremos um 14º salário até que um projeto seja aprovado e sancionado pelo presidente Lula.