Décimo terceiro: aposentados do INSS têm direito a 2ª parcela? Confira o calendário oficial

A segunda parcela do 13º salário será disponibilizada até o dia 20 de dezembro para os trabalhadores com carteira assinada. Agora, os aposentados e pensionistas do INSS estão com dúvidas: eles também serão beneficiados com a parcela do abono? 

Décimo terceiro: aposentados do INSS têm direito à 2ª parcela? Confira o calendário oficial
Imagem: FDR

 

A resposta é não. Isso porque, o calendário de pagamentos do 13º salário para os beneficiários do INSS já foi finalizado em junho deste ano. Apenas os que conquistaram a aposentadoria ou pensão a partir de julho receberam a parcela em novembro.

Porém, o pagamento foi feito em uma única parcela de acordo com o calendário de pagamentos do benefício do INSS. A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o 13º, confira.

Calendário do 13º salário do INSS já foi finalizado

  • Os aposentados e pensionistas do INSS receberam o 13º salário entre abril e junho deste ano;

  • O pagamento foi dividido em duas parcelas;

  • O calendário para os que recebem um salário mínimo foi iniciado primeiro;

  • Seguido do pagamento daqueles que recebem mais de R$ 1.412;

  • Em novembro, o INSS pagou o 13º salário daqueles que conquistaram o benefício a partir de julho;

  • Porém, o pagamento foi finalizado em 5 de dezembro, com o fim do calendário da aposentadoria e pensão;

  • O 13º salário foi disponibilizado em uma única parcela.

2º parcela do 13º salário cai até 20/12 e surpreende com valor menor; veja o motivo

A segunda parcela do 13º salário será liberada em até 7 dias (20/12). Porém, os brasileiros serão surpreendidos com o valor nas suas contas: será menor que a primeira parcela. Veja o porquê! 

A quantia será menor na segunda parcela do 13º porque serão feitos descontos do Imposto de Renda (IR), além da contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); pensões alimentícias e contribuições associativas previstas em convenções coletivas. As informações são do Extra.

Confira como calcular o abono salarial: 

Calcule o valor mensal: divida o seu salário bruto por 12. Multiplique pelo número de meses trabalhados: considere apenas os meses em que você trabalhou pelo menos 15 dias. Divida por 2: o resultado dessa divisão representa o valor da primeira parcela do seu 13º salário.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).