Burger King é alvo de processo por campanha de Pix de R$ 0,01; entenda a polêmica

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) notificou o Burger King sobre a campanha “Pix de 1 centavo”, que foi realizada em novembro. O motivo é que os dados dos consumidores que participam do programa de fidelidade do fast food foram expostos indevidamente. 

burger king
Burger King é alvo de processo por campanha de Pix de R$ 0,01; entenda a polêmica
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em novembro, devido a campanha de Black Friday, o Burger King lançou uma campanha promocional dedicada aos clientes que participam do seu programa de fidelidade. Eles realizavam transferências via PIX na conta dos clientes, mas com mensagem publicitária.

A partir disso, o consumidor conseguia adquirir duas unidades dos BK Franguinhos por R$ 0,25. No entanto, o Idec listou uma série de problemas nessa campanha que vão contra os direitos do consumidor e que foram prejudiciais ao cliente. 

Como funcionava a campanha de PIX do Burger King?

No seu Instagram o Burger King lançou a campanha “Pix de 1 centavo”, a peça publicitária informava que:

Por que a campanha do Burger King foi contra os direitos do consumidor?

O processo contra o Burger King foi protocolado junto a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e Secretaria de Direitos Digitais do Ministério da Justiça (Sedigi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“A empresa utilizou de forma indevida os dados pessoais dos consumidores para, agressivamente, enviar mensagens promocionais em um meio inesperado, no caso, o seu extrato bancário”, disse Luã Cruz, coordenador do programa de telecomunicações e direitos digitais do Idec, à CNN Brasil. 

São citados problemas como:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile