ALERTA! Mais de 18 estados brasileiras viverão chuvas intensas neste fim de ano

O Inmet emitiu dois alertas de Perigo Potencial para cidades de 18 estados. A previsão é de chuvas intensas a partir dessa semana até o fim de ano. É hora de se preparar para não ser pego de surpresa e acabar tendo prejuízos.

ALERTA! Mais de 18 estados brasileiras viverão chuvas intensas neste fim de ano  (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O fim de ano pode ter chuvas intensas em diversas cidades brasileiras, afirma o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta de Perigo Potencial foi emitido e já está valendo a partir desde a última segunda-feira, 16. Entenda agora o que significa esse alerta e se a sua localidade está incluída.

Alerta de risco de chuvas intensas

O chamado risco potencial é usado quando há possibilidade de chuvas intensas com ventos fortes, alagamentos e queda de galhos de árvore. Além de baixo risco de corte de energia elétrica e de descargas elétricas.

“INMET publica aviso iniciando em: 16/12/2024 10:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia.

Municípios com risco de chuvas intensas

O alerta amarelo emitido pelo Inmet é válido até às 10h do dia 17 de dezembro para as seguintes áreas:

As chuvas estão previstas exatamente para a véspera do começo do verão. Como nesse ano não teremos horário de verão, segundo a especialista do FDR Lila Cunha, os brasileiros não precisarão adiantar seus relógios.

ALERTA! Mais de 18 estados brasileiras viverão chuvas intensas neste fim de ano  (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Instruções para a população durante as fortes chuvas

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Alerta vermelho de tempestade

No Rio de Janeiro, parte de Minas e do Espírito Santo a classificação é vermelha, o que indica perigo, segundo o Inmet. Nesse caso existe a possibilidade de queda de granizo e galhos de árvores e de alagamentos.

O alerta é válido para as seguintes áreas:

 

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile