Carteira de Estacionamento do Idoso: aprenda a emitir e garanta vaga em supermercado, shoppings e na rua

A Carteira do Idoso emitida para garantir a vaga em estacionamento é um direito de todo cidadão acima dos 60 anos. Independente da renda ou das condições de saúde, essa pessoa tem reservada uma vaga mais próxima ao local, seja ele privado ou público. 

idoso
Carteira de Estacionamento do Idoso: aprenda a emitir e garanta vaga em supermercado, shoppings e na rua (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em outubro deste ano o governo federal liberou o pedido digital da credencial de estacionamento exclusiva para o idoso. A ideia é facilitar esse processo, com a expectativa de que 16 milhões de brasileiros habilitados e com mais de 60 anos usufruam do serviço. 

Além dos idosos, cerca de 3,4 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência, também poderão usar o serviço de pedido online. 

Como pedir a Carteira de Estacionamento do Idoso

Antes da medida tomada em outubro desse ano, para obter a carteira de estacionamento do idoso era necessário fazer o pedido na prefeitura da sua cidade ou no Detran. 

Porém, o processo era mais burocrático e até mais demorado, devendo fazer a impressão obrigatória para ser apresentada. 

Agora, além do pedido ser online a versão da credencial também é digital, ficando disponível para ser apresentada por aplicativo. Quem quiser ainda pode gerar a versão em PDF e depois fazer a impressão, deixando visível no painel do carro. 

Solicitar credencial de estacionamento do idoso no APP Carteira Digital de Trânsito

Solicitar credencial de estacionamento do idoso no Portal da Senatran

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile