O Ministério da Saúde divulgou nesta semana as novas regras para a vacinação Covid-19 em 2025. A partir do próximo ano, todas as pessoas com mais de 60 anos e gestantes terão a vacina incluída no calendário de rotina, garantindo acesso regular à imunização.
De acordo com matéria do G1, a partir de 2025, a vacina Covovax, desenvolvida pela farmacêutica Novavax, será incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação Covid-19. Essa vacina utiliza uma tecnologia diferente das vacinas de mRNA (como a Pfizer e a Moderna), sendo mais fácil de armazenar e transportar.
Novas regras para a vacinação Covid-19
- Gestantes e idosos: a vacina contra a Covid-19 passa a fazer parte do calendário de rotina para gestantes (uma dose por gestação) e idosos acima de 60 anos (uma dose a cada seis meses);
- Demais grupos prioritários: pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas, entre outros, continuarão sendo vacinados anualmente;
- Crianças: crianças a partir de 6 meses de idade seguirão o esquema vacinal recomendado, que pode incluir até três doses, dependendo da idade e da situação individual;
- Imunocomprometidos: pessoas com o sistema imunológico comprometido continuarão recebendo a vacina a cada seis meses, devido ao risco maior de complicações.
Conheça mais sobre as vacinas para as pessoas que estão em programas sociais do governo neste conteúdo da especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR.
Por que a vacinação Covid-19 é importante?
A vacinação contra a Covid-19 continua sendo a principal ferramenta para controlar a pandemia e evitar novas ondas de casos. Ao garantir a imunização da população, é possível reduzir o número de hospitalizações e mortes causadas pela doença.
Quais os benefícios da vacinação Covid-19?
- Proteção individual contra a doença;
- Redução da transmissão do vírus;
- Diminuição da carga sobre o sistema de saúde;
- Retorno à normalidade e retomada das atividades sociais e econômicas.
Como se vacinar?
Para se vacinar, basta procurar um posto de saúde ou um local de vacinação próximo à sua residência. É importante levar um documento com foto e o cartão de vacinação.