O Ministério da Previdência Social anunciou as regras para que os bancos possam aderir ao programa MEU INSS Vale+. Lançada em novembro, a iniciativa permite que os segurados antecipem até R$ 150 de seus benefícios, sem cobrança de juros ou taxas.
Com o MEU INSS Vale+, o valor adiantado será descontado integralmente no benefício do mês seguinte. A medida tem como objetivo oferecer uma alternativa prática e sem custos para situações de emergência.
A proposta busca auxiliar os beneficiários no pagamento de despesas essenciais, como medicamentos, alimentação, gás e transporte, devido à dependência de empréstimos tradicionais.
A estimativa é que o programa MEU INSS Vale+ alcance cerca de 38 milhões de beneficiários. Entre os contemplados estão aposentados, pensionistas e aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com a iniciativa, o governo espera atender uma ampla parcela da população que depende desses recursos para despesas essenciais.
Qual é o prazo para os bancos aderirem ao MEU INSS Vale+
Os bancos que desejarem participar do programa MEU INSS Vale+, precisarão firmar um acordo com o INSS. Após receberem as orientações, terão de 30 a 60 dias para implementar e disponibilizar o serviço aos beneficiários.
As instituições participantes deverão emitir um cartão gratuito, exclusivo para o uso do MEU INSS Vale+. O cartão permitirá apenas o adiantamento do benefício, sem opção de saques ou transações como apostas.
No programa MEU INSS Vale+, o valor antecipado será disponibilizado ao beneficiário em até cinco dias úteis após a solicitação. Caso o benefício seja interrompido, a responsabilidade pelo prejuízo será assumida pelo banco participante.
A iniciativa não interfere em outras modalidades de crédito consignado. Além disso, o INSS não se responsabiliza por eventuais dívidas contraídas pelo segurado com a instituição financeira.