O benefício do INSS não foi aprovado? Veja o que fazer

Os pedidos de benefício do INSS podem ser feitos presencialmente nas agências da Previdência, pela internet, telefone e até nas agências dos Correios. Após o pedido segurado pode acompanhar o andamento pelos canais digitais. Se a solicitação não foi aprovada, o próprio Instituto aconselha, “Tente outra vez”.

Nem sempre os peritos e o próprio Instituto vão aprovar os benefícios do INSS solicitados pelos cidadãos. Mas, isso não é o fim para quem realmente precisa de assistência. Ainda é possível tentar novamente e, quem sabe, conseguir aprovação.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre os benefícios do INSS, confira.

Benefício do INSS negado, o que fazer?

  • A orientação do próprio Instituto Nacional do Seguro Social é que o segurado protocole um recurso contra a decisão.
  • Se o resultado for favorável ao segurado ele poderá receber os pagamentos retroativos, ou seja, abranger também os meses anteriores.
  • O recurso é gratuito e também pode ser feito pela internet.
  • Mas, atenção, o segurado tem até 30 dias após tomar conhecimento da situação para entrar com recurso.
  • Nesse caso, não é o INSS que fará análise do recurso, mas sim o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
  • Isso significa que não há interferência do Instituto durante o processo de recurso.
O benefício do INSS não foi aprovado? Veja o que fazer  (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Tipos de recurso no INSS 

  • Ordinário – julgado pela Junta de Recursos da Previdência Social (JRPS) e é feito pelo cidadão interessado, pelo procurador ou pelo representante legal. 
  • Especial – apresentado quando não se concorda com a resposta do recurso ordinário, nesse caso ele pode ser aberto pelo segurado ou pelo próprio INSS. nessa situação a decisão final é da Câmara de Julgamento. 

O Instituto Nacional do Seguro Social preparou um documentos com orientações para você entrar com recurso contra o resultado do seu pedido, confira clicando aqui.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.