Os pedidos de benefício do INSS podem ser feitos presencialmente nas agências da Previdência, pela internet, telefone e até nas agências dos Correios. Após o pedido segurado pode acompanhar o andamento pelos canais digitais. Se a solicitação não foi aprovada, o próprio Instituto aconselha, “Tente outra vez”.
Nem sempre os peritos e o próprio Instituto vão aprovar os benefícios do INSS solicitados pelos cidadãos. Mas, isso não é o fim para quem realmente precisa de assistência. Ainda é possível tentar novamente e, quem sabe, conseguir aprovação.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre os benefícios do INSS, confira.
Benefício do INSS negado, o que fazer?
- A orientação do próprio Instituto Nacional do Seguro Social é que o segurado protocole um recurso contra a decisão.
- Se o resultado for favorável ao segurado ele poderá receber os pagamentos retroativos, ou seja, abranger também os meses anteriores.
- O recurso é gratuito e também pode ser feito pela internet.
- Mas, atenção, o segurado tem até 30 dias após tomar conhecimento da situação para entrar com recurso.
- Nesse caso, não é o INSS que fará análise do recurso, mas sim o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
- Isso significa que não há interferência do Instituto durante o processo de recurso.
Tipos de recurso no INSS
- Ordinário – julgado pela Junta de Recursos da Previdência Social (JRPS) e é feito pelo cidadão interessado, pelo procurador ou pelo representante legal.
- Especial – apresentado quando não se concorda com a resposta do recurso ordinário, nesse caso ele pode ser aberto pelo segurado ou pelo próprio INSS. nessa situação a decisão final é da Câmara de Julgamento.
O Instituto Nacional do Seguro Social preparou um documentos com orientações para você entrar com recurso contra o resultado do seu pedido, confira clicando aqui.