Motos que não precisam pagar IPVA: Veja se a sua está na lista

O IPVA é um dos principais tributos para quem possui veículos, mas algumas motos podem ser isentas desse imposto em 2025.

Com base em legislações e critérios estaduais, é possível que a sua moto esteja entre as beneficiadas. Saiba a seguir! 

Motos-que-não-precisam-pagar-IPVA
Imagem: Honda/Divulgação

Motos que não precisam pagar IPVA: critérios de isenção

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das maiores despesas anuais para os proprietários de veículos. Felizmente, algumas motos serão isentas do pagamento em 2025.

Porém, as regras para motos que não precisam pagar IPVA variam de acordo com cada estado. Entre is principais critérios, estão: 

Motos com até 165 cc: os modelos com essa cilindrada estão isentas em certas localidades. A isenção é aplicada para pessoas com renda de até dois salários mínimos. Sergipe é um dos estados com esse benefício;

Motos até 170 cc: ciclistas donos de motos com até 170 cilindradas não pagam IPVA na Paraíba;

Motocicleta de 200 cc: em Santa Catarina nenhum veículo de 2 ou 3 rodas, com até 200 cilindradas, paga IPVA. 

Idade da moto: alguns estados permitem a isenção do imposto para motos com mais de 10 anos de fabricação, independente da cilindrada, outros somente acima de 15 anos. Em São Paulo e Paraná, por exemplo, a dedução é para motocicletas com 20 anos ou mais. 

Motos elétricas: há um esforço crescente para incentivar o uso de veículos sustentáveis, incluindo a isenção do IPVA para motos elétricas em algumas regiões.

Para quem procura motos que não precisam de CNH, algumas opções da marca Shineray também podem se beneficiar das isenções de IPVA, especialmente em categorias elétricas ou de baixa cilindrada. Entre os modelos estão a Shineray Jet 50 e Phoenix 50. 

Outros casos com direito a isenção do IPVA de moto: 

Como consultar a lista oficial de isenção do IPVA?

Para saber se a sua moto está na lista de isenções, você deve acessar o site SEFAZ (Secretaria da Fazenda) ou do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado ou consultar um despachante de veículos. 

Imagem: Honda/Divulgação

É importante ressaltar que as regras e a lista de modelos podem mudar de um estado para outro. Além disso, é preciso verificar a data-limite do estado para solicitar a isenção, caso esteja apto.

Fique atento às regras do seu estado e acompanhe sempre as notícias sobre motos para se manter informado sobre mudanças na legislação e benefícios disponíveis.

Qual a diferença entre licenciamento e IPVA de moto? 

O licenciamento e o IPVA são taxas obrigatórias, mas com finalidades distintas. O licenciamento é um procedimento anual que regulariza a documentação da moto, permitindo sua circulação legal. 

Ele gera o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Já o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual cobrado com base no valor da moto e deve ser pago para evitar restrições e multas.

YouTube video player
Sair da versão mobile