Juros do consignado do INSS em risco? Entenda a polêmica dos bancos

O crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se tornou uma polêmica entre os bancos que oferecem os juros do consignado aos segurados. A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o órgão. 

Juros do consignado do INSS em risco? Entenda a polêmica dos bancos
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Isso porque, segundo a Folha de S.Paulo, os bancos estão questionando a competência do INSS e do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) na definição do teto de juros do consignado. 

O colaborador Ariel França comenta se vale a pena fazer um empréstimo consignado neste ano, confira

Polêmica dos bancos com o juros do consignado do INSS

A associação também critica o uso da Selic como referência para o cálculo dos juros. 

Crédito consignado do INSS já sofreu mudanças após decisão de banco

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar de olho nas mudanças para a oferta do crédito consignado da previdência. Algumas instituições financeiras informaram que já estão limitando a oferta. 

Segundo o jornal Extra, o motivo para a mudança na oferta do crédito consignado do INSS está ligada ao teto de juros, que, atualmente, é fixado pelo governo federal em 1,66% ao mês para empréstimos pessoais e 2,46% ao mês para os cartões de crédito e de benefícios.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile