Crédito consignado do INSS sofre mudanças após decisão de bancos; entenda

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar de olho nas mudanças para a oferta do crédito consignado da previdência. Algumas instituições financeiras informaram que já estão limitando a oferta. 

Crédito consignado do INSS sofre mudanças após decisão de bancos; entenda
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o jornal Extra, o motivo para a mudança na oferta do crédito consignado do INSS está ligada ao teto de juros, que, atualmente, é fixado pelo governo federal em 1,66% ao mês para empréstimos pessoais e 2,46% ao mês para os cartões de crédito e de benefícios. 

Porém, os custos de captação no mercado estão ultrapassando 14% ao ano. Assim, a operação se tornou inviável para os bancos. A especialista Lila Cunha comenta sobre o crédito consignado, confira.

Quais são as mudanças no crédito consignado do INSS?

O que diz o INSS sobre a limitação na oferta do crédito consignado aos seus segurados?

Atualmente, 70 instituições financeiras podem oferecer o empréstimo consignado. 41 para o cartão de crédito consignado e 24 para o cartão de benefício. 

Em nota, o órgão afirmou que não se posicionará sobre o assunto.

Anteriormente, o Ministério da Previdência Social já tinha comentado sobre as regras estabelecidas que possuem o objetivo de proteger os segurados contra práticas abusivas de crédito, principalmente em um momento onde a população está mais vulnerável para se endividar e sujar o nome na praça.

Outras informações estão disponíveis no FDR.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile