Conta de luz fica mais cara a partir de sexta-feira (13); veja se a sua localidade será atingida

A partir desta sexta-feira, 13, centenas de consumidores vão pagar mais na conta de luz. A nova tarifa é válida para os consumidores residenciais e às indústrias e serviços. Descubra se você também será beneficiado.

Conta de luz fica mais cara a partir de sexta-feira (13); veja se a sua localidade será atingida   (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento na conta de luz que já começa a ser aplicado nesta sexta-feira, 13. A medida foi tomada graças à quitação da Conta Covid, criada durante a pandemia do Covid-19, e a Conta de Escassez Hídrica, de 2022.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre os aparelhos que são vilãos da conta de luz, confira.

Conta de luz mais cara

“O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública)”, explica a Aneel.

Nova taxa de energia elétrica em Rondônia

Após a aprovação da Aneel os rondonienses pagarão:

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile