Carteira do Idoso será ampliada: novos benefícios a partir de 2025 para quem tem 60 anos ou mais

O número de idosos do Brasil vem aumentando nos últimos anos. Com mais pessoas acima dos 60 anos é necessário criar benefícios que atendam a essa população. Por isso, a carteira do idoso pode mudar no próximo ano, entenda melhor.

Carteira do Idoso será ampliada: novos benefícios a partir de 2025 para quem tem 60 anos ou mais (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Quem tem 60 anos ou mais no Brasil tem direito a alguns benefícios e vantagens exclusivos. Geralmente para acessá-lo é necessário ter a carteira do idoso. O documento funciona como uma espécie de comprovante de que aquela pessoa é idosa e por isso têm alguns direitos garantidos.

Nas últimas semanas algumas informações sobre uma ampliação da carteira da pessoa idosa. No entanto, ainda não há informações oficiais sobre essa mudança. O que já se imagina é que o documento continuará sendo usado em todo o país.

Benefícios da carteira do idoso

Carteira do idoso e meu INSS+ são a mesma coisa?

Não, muita gente pode até confundir os dois, mas eles não são a mesma coisa.

Segundo o próprio Instituto Nacional do Seguro Social, se o cidadão tem como comprovar a sua renda ou idade, não precisa fazer a emissão da carteira do idoso. Para aproveitar as vantagens é só apresentar os comprovantes que possui.

Isso porque não é a carteira que garante as vantagens, mas sim pelas leis e pelo Estatuto do Idoso.

Quem tem direito à Carteira do Idoso?

Idosos com 60 anos ou mais, inscritos no Cadastro Único, que tenham renda mensal de até dois salários mínimos (atualmente em R$ 2424). Lembrando que os dados do CadÚnico devem estar atualizados.

Se você acabou de fazer o seu Cadastro Único, aguarde 45 dias para fazer a emissão da carteira, informa o MDS. Para manter a carteira ativa é necessário atualizar o CadÚnico a cada dois dias.

Carteira do Idoso será ampliada: novos benefícios a partir de 2025 para quem tem 60 anos ou mais (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

 

Emissão da carteira do idoso

Existem duas formas de fazer a emissão, a primeira é se dirigir até uma unidade do CRAS e apresentar os documentos pessoais. A segunda é através da internet, forma mais fácil de ter o documento.

Nessa segunda opção o cidadão deve seguir os passos abaixo:

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o pagamento do 13º aos aposentados e pensionistas, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile