Compras da Shein e AliExpress ficarão mais CARAS com o aumento do ICMS

Uma decisão recente dos governos estaduais está gerando debates e preocupações entre os consumidores brasileiros. A partir de abril de 2025, as compras realizadas em plataformas online como Shein e AliExpress ficarão mais caras, com o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre produtos importados. Abaixo, entenda os detalhes dessa novidade. 

Compras da Shein e AliExpress ficarão mais CARAS com o aumento do ICMS. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria do G1, com a nova regra, a carga tributária sobre produtos comprados em sites internacionais, como na Shein e AliExpress, aumentará. Isso significa que itens como roupas, eletrônicos e acessórios, que já vinham sofrendo com a mudança dos impostos, ficarão ainda mais caros. Para os consumidores, a notícia é um alerta, muitos criticam a decisão tendo em vista que esse tipo de venda tende a ser mais em conta. 

Impacto nas compras pela Shein

As empresas de e-commerce estrangeiras, como Shein e AliExpress, alertaram para os impactos negativos dessa medida sobre os consumidores brasileiros. Elas argumentam que o aumento dos impostos pode:

Argumentos

Os governos estaduais justificam o aumento do ICMS alegando a necessidade de equilibrar a carga tributária entre produtos nacionais e importados, além de fortalecer a indústria nacional. No entanto, críticos argumentam que essa medida pode prejudicar os consumidores e a economia como um todo.

Por sua vez, representantes do varejo nacional defendem que o aumento do ICMS é uma medida justa, uma vez que os produtos nacionais já sofrem com uma carga tributária muito maior. No entanto, especialistas alertam que o aumento dos impostos sobre produtos importados pode não ter o efeito desejado de estimular a produção nacional, e sim prejudicar o consumidor final.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o aumento do ICMS, confira

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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