Vítimas de golpes do pix têm chance de recuperar o dinheiro após projeto obrigar bancos

Os brasileiros já podem comemorar: a Comissão da Constituição e Justiça (CCJ) aprovou um projeto que obriga os bancos a tentarem devolver o dinheiro roubado das vítimas de golpes e crimes. 

Vítimas de golpes do pix têm chance de recuperar o dinheiro após projeto obrigar bancos
Imagem: Reprodução

 

O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor e estabelece obrigações para as instituições financeiras e órgãos de segurança com o objetivo de recuperar valores extraviados, além de responsabilizar os responsáveis. 

A especialista Danielle Santana comenta sobre a história de uma mulher que perdeu R$ 7 mil em golpe no Pix, confira

Entenda o projeto de lei que garante a tentativa dos bancos em devolver dinheiro roubado em golpes 

Como não cair no Golpe do PIX?

O Pix é uma modalidade financeira utilizada por mais de 72% da população brasileira. Criado em 2020, a funcionalidade auxilia os brasileiros com transferências e pagamentos imediatos.

Uma das recomendações mais importantes é não utilizar o número do celular e nem o número do CPF como chave PIX. O melhor é utilizar chaves aleatórias. 

Porém, caso o usuário receba o contato de alguém pedindo o estorno de alguma transferência, ele poderá utilizar uma funcionalidade própria do PIX para devolver o dinheiro sem sofrer nenhum prejuízo. Veja como:

Outras informações estão disponíveis no FDR

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile