Novas regras de aposentadoria por idade garantem benefícios maiores; confira

A reforma da Previdência, implementada em 2019, trouxe mudanças significativas nas regras para a aposentadoria por idade. Para garantir uma aposentadoria tranquila, é fundamental entender como essas novas regras funcionam e como elas podem impactar o seu futuro.

Assim, de acordo com matéria do Valor Econômico, a principal mudança foi o aumento da idade mínima para se aposentar. Agora, as mulheres precisam ter 62 anos e os homens, 65 anos. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição de 15 anos para ambos os sexos.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a aposentadoria, confira.

Regras de transição

Para aqueles que já estavam contribuindo para a Previdência antes da reforma, foram estabelecidas regras de transição, que permitem a aposentadoria com requisitos um pouco menos rigorosos. Essas regras variam de acordo com a idade e o tempo de contribuição do segurado.

Assim, o valor da aposentadoria por idade é calculado com base no tempo de contribuição e no salário de contribuição. Quanto maior o tempo de contribuição, maior será o valor da aposentadoria.

Quem pode se aposentar mais cedo?

Algumas categorias de trabalhadores têm direito a se aposentar mais cedo, como:

Como solicitar a aposentadoria especial?

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile