Multa na CNH deve ser abolida gerando um ALÍVIO no bolso dos motoristas; entenda

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL) que isenta os motoristas de uma conhecida multa na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quando passam pelo pedágio sem pagar os condutores são penalizados, mas isso pode mudar em breve. 

multa cnh
Multa na CNH deve ser abolida gerando um ALÍVIO no bolso dos motoristas; entenda
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a evasão do pedágio, ou seja, passar pelo pedágio sem pagar é considerado como infração gravíssima. As consequências são:

Caso esteja passando por um pedágio, mas esteja sem dinheiro, o condutor precisa comunicar a situação ao funcionário da cabine. Será necessário preencher um formulário com seus dados pessoais, e será emitido um boleto para pagamento da taxa em até 5 dias.

Agora, o Projeto de Lei 7452/10 conta com uma medida que permite isentar os motoristas da contagem de pontos na CNH caso passem pelo pedágio sem pagar. 

Projeto de lei muda cobrança nos pedágios 

Na verdade, o intuito do PL 7452/10 é mudar a cobrança dos pedágios, que em sua maioria só aceitam dinheiro. Para o relator do projeto, deputado Gilson Marques (Novo-SC), o pagamento em dinheiro acaba tornando mais lenta a passagem pelo pedágio. 

Além da cobrança ser mais demorada, conforme justificou Marques, os outros métodos de pagamento estão cada vez mais comuns, como: PIX, transferências e uso do cartão de débito ou crédito. 

Também foi incluso no mesmo PL uma medida que isenta de multa adicional carros registrados como de propriedade de pessoa jurídica e cujo infrator não tiver sido identificado dentro de 30 dias da notificação da multa.

Fim da multa na CNH para quem não pagar pedágio 

De acordo com a decisão do Plenário da Câmara dos Deputados, a multa na CNH para quem passar o pedágio sem pagar será isentada. As regras são:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile