Meu INSS Vale +: entenda qual a função do novo cartão e o que ele traz de novidade para os aposentados

Aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social poderão contar com o cartão Meu INSS Vale+. A emissão deve ser iniciada em breve e poderá ser feita nas instituições bancárias parceiras. Enquanto isso não acontece você conhece um pouco mais essa novidade.

Meu INSS Vale +: entenda qual a função do novo cartão e o que ele traz de novidade para os aposentados (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Na última semana o Instituto Nacional do Seguro Social lançou o cartão Meu INSS Vale+. Ele será emitido pelos bancos que firmarem acordo com o Instituto e deve beneficiar 38 milhões de pessoas. O recurso é exclusivo de quem recebe algum benefício da Previdência.

Assim, 31,7 milhões de aposentados e pensionistas, além de 6,3 milhões de titulares Benefícios de Prestação Continuada (BPC) poderão solicitá-lo. Apesar de o Meu INSS Vale+ estar no programa Meu INSS+, eles são diferentes.

O que é o Cartão Meu INSS Vale+?

O cartão foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para possibilitar a antecipação de parte dos benefícios do INSS. Cada titular poderá antecipar até R$ 150 do pagamento seguinte.

Ou seja, em janeiro poderá ser antecipado uma parte do benefício do mês de fevereiro. Após a antecipação o valor é cobrado diretamente do próximo pagamento, bem no estilo de um empréstimo consignado, mas sem juros ou taxas.

Essa antecipação será feita diretamente com a instituição bancária responsável pela emissão do cartão.

No lançamento do cartão o ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou que o valor liberado será de R$ 150. No entanto, ele também assegurou que fará uma reavaliação após 90 dias para analisar um aumento.

Meu INSS Vale +: entenda qual a função do novo cartão e o que ele traz de novidade para os aposentados (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O cartão Meu INSS Vale+ pode ser usado para saques?

O cartão físico terá chip e senha, trazendo segurança para os segurados. No entanto, não será possível fazer saque. Assim esse novo cartão não substitui aquele emitido pelo banco e já usado para o saque do valor do benefício.

“O objetivo é prover recursos na compra de remédio, comida, gás, transporte, sem que comprometa a renda dos aposentados por muito tempo”, afirma o ministro da Previdência Carlos Lupi.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, acrescentou que o cartão não poderá ser usado em apostas físicas ou eletrônicas.

Regras para usar o cartão Meu INSS Vale+

A antecipação só será possível se:

  • For feita em instituição financeira com, no mínimo, 12 meses de experiência com o serviço de antecipação salarial e que tenha feito o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para oferta do serviço;
  • Através da apresentação do cartão físico do segurado, com chip e senha.

“Conforme a normativa do Meu INSS Vale+ o adiantamento não dependerá de desbloqueio prévio do benefício e não implica corresponsabilidade do INSS por dívidas ou compromissos de natureza pecuniária assumidos pelo beneficiário junto às instituições financeiras consignatárias”, explica o Instituto.

Lembrando que o uso do cartão Meu INSS Vale+ não terá custo algum e deverá ser feito apenas pelo titular. Após a solicitação de saque a instituição bancária terá o prazo de cinco dias para fazer a liberação do valor.

Além disso, o valor antecipação não será considerado no cálculo da margem do empréstimo consignado.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre os benefícios já disponíveis pelo INSS, confira.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.