DESENROLA! Governo aprova prazo para renegociação de dívidas para os pequenos empresários

Termina no próximo dia 31 de dezembro o prazo para participar do Desenrola Pequenos Negócios. O programa faz parte do projeto Acredita, e permite que os empreendedores de menor porte negociem as dívidas que possuem com os bancos. 

dívida
DESENROLA! Governo aprova prazo para renegociação de dívidas para os pequenos empresários
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Criado pelo Governo Federal em maio, de acordo com os dados públicos o programa Desenrola Pequenos Negócios já renegociou aproximadamente R$ 6 bilhões. Tendo beneficiado nesse período cerca de 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. 

O programa faz parte de uma das ações do Acredita, e pretende estimular que o pequeno empresário volte a ter crédito no mercado. Para conseguir uma linha que atenda o seu negócio, o proprietário precisa estar em dia com o banco. E foi por isso que a negociação foi criada. 

São oferecidos descontos de até 95% do valor original da dívida. Para negociar os empresários têm até o dia 31 de dezembro desse ano. 

Quais dívidas do MEI estão sendo negociadas pelo programa?

Podem negociar pelo programa Desenrola os MEIs, microempresas e EPPs, desde que tenham faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Entram na negociação as dívidas em atraso há mais de 90 dias (a partir de 22 de abril de 2024), válido para:

Além dos débitos bancários, o governo federal também está disponibilizando condições especiais para quem quiser negociar com o Simples Nacional. Eles conseguem descontos de até 100% nos juros e multas, além de parcelamento em até 133 meses. 

Mas este não é um acordo pertencente ao Desenrola. Por isso, para participar é preciso acessar o site do Regularize. Neste caso os acordos podem ser feitos até 31 de janeiro de 2025. 

Como negociar as dívidas da empresa no Desenrola

O prazo para a realização das negociações pelo Desenrola Pequenos Negócios é até 31 de dezembro de 2024. Até lá, os interessados devem:

Os bancos não são obrigados a participarem do programa. Hoje, a negociação está aberta com: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi, Mercantil do Brasil, Banco do Nordeste, C6 Bank e Mercado Pago. 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile