Liberado o saque de mais de R$ 8 BILHÕES para brasileiros; entenda como é feita a distribuição

Uma ótima notícia para milhões de brasileiros: o Banco Central liberou mais de R$ 8 bilhões em valores esquecidos em bancos, cooperativas e outras instituições financeiras. Essa quantia representa dinheiro que ficou parado em contas inativas ou por outros motivos, e agora pode ser resgatada pelos seus donos.

Para descobrir se você tem direito a algum valor, basta acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Lá, você encontrará um campo para inserir seus dados e realizar a consulta. A consulta é gratuita e pode ser feita a qualquer momento.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre valores esquecidos, confira.

Como resgatar o valor?

Após confirmar que há valores disponíveis para você, o próximo passo é solicitar o resgate. Para isso, você precisará de uma conta gov.br no nível prata ou ouro. Caso ainda não tenha a conta, você pode criá-la de forma rápida e fácil através do aplicativo gov.br ou do site.

Ao acessar o SVR com sua conta gov.br, você poderá escolher a forma de receber o valor, que pode ser por Pix ou por TED. É importante lembrar que o prazo para o pagamento via Pix é de até 12 dias úteis, enquanto que para outras formas de pagamento o prazo pode variar de acordo com a instituição financeira.

Além disso, também é possível consultar valores esquecidos de pessoas falecidas. Para isso, o herdeiro ou representante legal deverá acessar o SVR com sua própria conta gov.br e informar os dados da pessoa falecida.

Caso você não tenha uma conta gov.br, não se preocupe. É possível criar uma conta de forma rápida e fácil através do aplicativo gov.br ou do site. A conta gov.br é um portal único de acesso aos serviços do Governo Federal e oferece diversos benefícios, além da possibilidade de resgatar valores esquecidos.

Quais documentos são necessários?

De acordo com matéria da Exame, para realizar o resgate, você precisará apresentar os documentos de identificação e comprovante de endereço. Além disso, pode ser necessário apresentar outros documentos, dependendo da instituição financeira.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile